Do Telefone Celular ao Smartphone
Inventado em 1947, o Telefone Celular é um aparelho eletrônico que possibilita a comunicação via ondas eletromagnéticas (sem fio). Com o avanço da tecnologia o celular agregou funções adicionais e passou a se chamar Smartphone – Telefone inteligente.
Para funcionar, os Smartphones necessitam de um sistema operacional que comumente são Android (sistema gratuito da Google), que ocupa a maioria destes dispositivos, ou iOS (da Apple), presente em dispositivos da Apple. Os aplicativos confiáveis para sistemas Android são disponibilizadas na Google Play e para sistemas iOS na Apple Store.
Algumas características dos Smartphones
Entre alguns aspectos que ajudam a definir a qualidade dos Smartphones pode-se citar características do Display (tela), Processador, Memória RAM, Memória de Armazenamento, Câmera, Sensores, Bateria e Testes de Durabilidade.
Display
A qualidade do display está associada, de forma simplificada, ao tipo, tamanho, resolução de tela, taxa de atualização e brilho de tela.

O display pode ser do tipo LCD, LCD IPS, OLED, AMOLED ou Super AMOLED. Normalmente, o primeiro tipo possui qualidade de imagem inferior e os do tipo OLED ou AMOLED, além de maior fidelidade na representação de cores, possibilitam o desenvolvimento de telas flexíveis (dobráveis), apesar de vida útil inferior.
O tamanho de tela corresponde a medida em polegadas na diagonal, de um canto ao outro, uma especificação que depende das preferências do usuário, e a resolução da tela corresponde ao total de pixels da vertical pelos da horizontal. A tendência é de que quanto maior a resolução de tela mais nítida a imagem exibida pelo display. Estas resoluções podem seguir padrões de resoluções de vídeo que normalmente são VGA, HD, Full HD, 4K ou se aproximar disso.

Há também a taxa de atualização de tela, que corresponde a quantos quadros por segundo que o display é capaz de reproduzir nitidamente na resolução nativa, essa especificação pode ser de 30 a 60 hertz para modelos simples e até 144 hertz para alguns modelos tops de linha (gamers). Outra característica é o brilho de tela que normalmente não é informado pelos fabricantes: quanto maior o brilho de tela, medido em cd/m², melhor nitidez de imagem sob forte luz ambiente.
Além disso, as melhores telas podem ter tratamento antirreflexo, o que reduz a refletância da luz ambiente pela tela do dispositivo. Uma observação importante é que “películas protetoras” adicionais podem atrapalhar nesse quesito. Portanto, quanto maior o brilho de tela e menor o índice de refletância, melhor a qualidade de imagem. Conforme em [2], o contraste da imagem está associado ao brilho de tela e índice de refletância e, como melhores resultados, o brilho de tela está em torno de 305 a 541 cd/m² e o índice de refletância em torno de 4,4 a, no máximo, 7%.
Processador e Memória RAM
O processador é responsável por realizar todas as tarefas do dispositivo. Quanto melhor o desempenho deste, mais rapidamente é capaz de executar as tarefas.

Os melhores processadores podem trazer as inscrições como “Quad Core” ou “Octa Core”, que se refere ao número de núcleos (4 ou 8), e “2.0GHz”, “2.2GHz”, “2.8GHz” que se refere a potência, velocidade com que é capaz de realizar tarefas. É bom ressaltar que estes processadores também trazem as séries de atualização (série 2, 4, 6, 8…), como exemplo, Qualcomm Snapdragon 855 2.82GHz Octa-Core (série 8) da Qualcomm que esquipa modelos como o Lmg810eaw (G8S) da LG. Quanto mais atual a série do processador, melhor por possibilitar o agregamento de câmeras e displays com melhores resoluções, maiores velocidades em conexões de rede, maior rapidez na execução de tarefas, novos sensores, suporte a carregamento rápido, melhor eficiência energética, melhores GPUs, gravação em câmera lenta, recursos de inteligência artificial etc.

O processador trabalha em conjunto com a memória RAM, todas as aplicações passam pela memória RAM ao serem executadas e exibidas no display, na saída de áudio, no espelhamento com um monitor de vídeo etc, inclusive as páginas da Web ao serem acessadas. Quanto mais memória RAM, melhor por possibilitar execução de maior número de tarefas ao mesmo tempo. A memória RAM pode ser do tipo “LPDDR3” ou “LPDDR4”, que se refere à eficiência energética e velocidade de transferência de dados que a mesma suporta, e quanto mais atual, melhor. Os melhores Smartphones possuem memória RAM acima de 3GB.
Memória de armazenamento

A memória de armazenamento, diferente da memória RAM, é onde ficam armazenadas fotos, vídeos, áudios, aplicativos, documentos etc. A capacidade da memória de armazenamento também é especificada em “GB” de GigaBytes, como na memória RAM. Normalmente, esta especificação varia de 8 até 256GB e são recomendados Smartphones com memória de armazenamento com 32GB ou acima disso.
Os Smartphones podem contar ainda com Slots de expansão para memória SD, que é um chip de memória adicional que poderá ser inserido no dispositivo afim de aumentar a memória de armazenamento. Estes Slots podem suportar de 4 a até 2TB (2 mil GB), como no modelo QNote+ da LG, por exemplo.
Câmera
Uma das características que chama a atenção nas câmeras de Smartphones é a sigla “MP” de MegaPíxels: 5MP, 8MP, 13MP, 32MP e até 108MP como no Samsung Galaxy S20 e no CC9 Pro da Xiaomi.
Essa especificação é importante se o dispositivo for usado para capturar imagens que serão exibidas em outdoors, por exemplo, pois quanto maior a resolução da câmera, maior o tamanho em que a imagem poderá ser impressa. Outra vantagem é que após fotografar em alta resolução é possível dar maior “zoom” em detalhes da imagem do que em fotografias capturadas com câmeras de baixa resolução.
Essa característica pode ser configurada pelo usuário, já que quanto a resolução de imagem maior será o consumo da memória de armazenamento do dispositivo. Se o objetivo é compartilhar a imagem em redes sociais, por exemplo, resoluções como 2,1MP (1920 x 1080 – Full HD) ou até abaixo disso, são suficientes, uma vez que quanto maior o tamanho do arquivo, maior o consumo de dados de navegação e maior o tempo para baixar. É sugerido que a câmera seja configurada de acordo com a resolução máxima que o dispositivo de reprodução pode exibir [3], salvo se houver objetivo em editar detalhes da imagem.

A qualidade da imagem, que deve se aproximar ao máximo com o objeto fotografado, não está associada apenas com quantidade de pixels que o sensor da câmera possui. Há diversos fatores envolvidos, como o tamanho do sensor de captura, tipo de lente e recursos de inteligência artificial. Como o tamanho dos pixels do sensor influencia na qualidade da imagem, modelos recentes contam com tecnologias que permitem optar por reduzir a resolução máxima afim de unir pixels para aumentar o tamanho deles em ambiente com pouca luz.

A abertura do diafragma é um parâmetro que também determina a qualidade da câmera. Esta especificação é representada por algo como: “f/1.7”, “f/1.8”, “f/2.0″ ,”f/2.4” etc. Isso determina a quantidade de luz que entra no sensor, quanto menor este valor, mais luz, melhor para fotografar sem o uso do flash, em ambientes com pouca luz. Outra vantagem é que quanto maior abertura, maior a velocidade da câmera, que é melhor para capturar objetos em movimento sem “borrar” a imagem. É bom ressaltar que quanto maior a abertura do diafragma, maior o desfoque em objetos que estivem em segundo plano, mais distantes da câmera. Normalmente, com algumas exceções como o Galaxy S10 Plus e Note 10 Plus, este é um valor fixo nas câmeras de Smartphones e variável em Câmeras Profissionais. É comum que a câmera frontal do dispositivo possua maior abertura do diafragma do que a câmera traseira, devido ao melhor desempenho para selfies.


Podem contar também com sensor capaz de gerar imagens em 3D, calcular tamanho e distância de objetos, profundidade e captar dados usados no processamento de imagem, como o DepthVision em alguns modelos da Samsung, e recursos adicionais como alternar entre a câmera frontal e traseira durante a gravação, suporte a HDR, Modo Retrato, cuja função é desfocar o plano de fundo nas fotografias, estabilização de imagem, que focaliza mesmo com objetos em movimento, OIS, que garante fotos nítidas mesmo com o dispositivo em movimento, entre outros como Slow-Motion que é a possibilidade de gravar vídeos em câmera lenta.
Entretanto, a gravação de vídeo, que é um processo que consome mais recursos como processamento e energia, não são realizadas na resolução máxima da câmera em sim em resoluções padronizadas como em [3]. Apesar de já existirem modelos capazes de gravar na resolução 8K, ainda é um processo limitado pelo tempo máximo de gravação que é capaz de realizar, que ficam em torno de 5 minutos. A maioria dos modelos considerados top de linha gravam em Full HD e poucos em 4K apesar de possuírem sensores de altas resoluções.
Alguns modelos podem contar com câmeras frontais duplas, como o Zenfone 4 Selfie, Zenfone 5 Selfie Pro, Galaxy A8 e A8+, entre outros.
Sensores

Diversos aplicativos funcionam por meio da leitura de dados de sensores do dispositivo. A bússola eletrônica, por exemplo, faz o uso de dados do Sensor Geo Magnético para apontar para a direção Norte. Os sensores também podem ser usados pelo Sistema Operacional, numa chamada de voz, por exemplo, o sensor de proximidade determina se o dispositivo foi colocado próximo a orelha e por isso a tela é desativada e se reativa ao afastá-la, o sensor de impressão digital, determina se é o usuário cadastrado que está tentando desbloquear a tela, e assim por diante.
São alguns dos sensores que podem estar presente no Smartphone: Giroscópio, Acelerômetro, Proximidade, Luz RGB, Barômetro, Bússola, Geo Magnético, Efeito Hall, Ultrassônico, Biométricos (facial, Impressão Digital, Leitor de Íris), Batimentos Cardíacos, Pedômetro, Gestos, entre outros.
A instalação de sensores ocupa espaço e gera custo, portanto cada modelo possui apenas alguns desses sensores.
Bateria

A capacidade da Bateria é especificada em mAh (mili ampéres hora), e quanto maior a potência energética disponível, melhor. Modelos simples podem trazer especificações como 1800mAh ou próximo disso e modelos tops de linha até 5000mAh. As baterias podem ser do tipo Li-Ion ou Li-Po, não há muita diferença de vida útil mas a segunda faz uso de um material mais leve e mais eficiente, por esse motivo podem ser produzidas em tamanhos menores que ocupam menos espaço no dispositivo, entretanto, por um preço maior.

A durabilidade da bateria também depende das especificações do processador, display e aplicações executadas no dispositivo. Quanto maior a potência do processador, brilho de tela, taxas de atualização de tela ou quanto mais pesada a aplicação em execução, maior o consumo de bateria.
As baterias podem ser do tipo fixa, instaladas dentro do aparelho, ou do tipo removível. A diferença é que a primeira só pode ser acessada por técnicos capacitados, e a segunda pode ser acessada pelos usuários. As do tipo fixa podem ser um problema no caso de travamento do dispositivo ou na troca após o período de vida útil.
Durabilidade

Alguns modelos contam com proteção contra impacto, vibração, altas temperaturas, entrada de poeira e água. O display, que é uma das partes mais importantes do dispositivo, pode contar com proteções por tecnologias como: Gorilla Glass, Dragontrail Glass, Safira, que são vidros resistentes contra arranhões e quedas; ShatterShield, um recurso da Motorola que faz uso de diversas camadas de proteções no display; e até por vidros de diamante, que ainda é novidade.
A especificação IP68, presente em alguns modelos, é uma certificação de que são resistentes contra entrada de poeira e água mas não contra impactos. Alguns modelos da LG, por exemplo, trazem a expressão “Resistência Militar”, por serem aprovados numa certificação para diversos testes de durabilidade.
Conclusão
Quanto mais potente e atual o processador e a GPU, quanto maior a resolução, o brilho e a taxa de atualização do display, quanto maior a capacidade da bateria em mAh, quanto mais memória RAM, memória de armazenamento, câmeras, sensores e resistência em situações adversas, melhor.
Referências:
[1] Smartphone – https://pt.wikipedia.org/wiki/Smartphone
[2] http://www.displaymate.com/Smartphone_Brightness_ShootOut_1.htm
[3] https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_resolu%C3%A7%C3%B5es_de_v%C3%ADdeo
[4] https://webserver2.tecgraf.puc-rio.br/~scuri/download/fid.pdf
[5] https://www.photopro.com.br/tutoriais-gratis/o-que-e-diafragma-fotografia/